Sexta, 21 de Março de 2025
(63) 9 9208-2005
Geral Geral

Polícia Militar apreende 61 animais silvestres e exóticos em Aparecida de Goiânia

06/02/2025 19h25
Por: Eduardo
Reprodução/TV Anhanguera
Reprodução/TV Anhanguera

Aparecida de Goiânia, GO — A Polícia Militar apreendeu 61 animais silvestres e exóticos dentro de uma casa em Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital. Entre os animais encontrados estavam uma cobra píton albina, um dragão barbudo, lagartos, cágados, ouriços e diversas cobras de outras espécies. Os animais foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas).

Continua após a publicidade

De acordo com o bólogo Edson Abrão, a píton albina, ainda filhote, é uma das serpentes mais raras do planeta. A ação ocorreu na última segunda-feira (3), após denúncias de moradores sobre um vizinho que criava cobras ilegalmente.

Continua após a publicidade

"O homem desfilava na rua com algumas cobras, segundo os vizinhos. Ao entrarmos na casa, localizamos mais de 30 cobras de diversas espécies. Para alimentar essas cobras, havia ouriços, ratos, lagartos e outros animais silvestres", explicou o tenente da PM, Paulo César de Oliveira.

Continua após a publicidade

A médica veterinária Jéssica Rocha, do Cetas, afirmou que os animais passarão por exames, tratamento e posteriormente serão encaminhados ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama). "O Ibama vai definir a destinação dos animais. Os que pertencem à fauna brasileira serão reabilitados e avaliados para verificar se podem ser devolvidos à natureza", disse Jéssica.

Entre os animais resgatados estava um gecko, um pequeno lagarto que apresentava ferimentos nas costas. "Ele estava junto com outras espécies, como ouriços e o dragão barbudo", explicou a veterinária.

A analista ambiental do Ibama, Ana Carolina Dias, alertou sobre os riscos sanitários associados à criação irregular de animais silvestres. "Esses animais podem transmitir doenças, algumas com sintomas comuns, e precisam de supervisão especializada para serem criados de forma adequada", destacou Ana.

Ela ainda ressaltou que a criação de animais silvestres exige documentação específica. O responsável pela criação irregular receberá duas autuações distintas: uma por manter animais da fauna brasileira em desacordo com a legislação e outra pela introdução de espécies exóticas. O valor total das multas pode chegar a aproximadamente R$ 160 mil.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.