Segunda, 28 de Abril de 2025
(63) 9 9208-2005
Internacional Mundo

Ciclone “raro” passará na costa leste da Austrália

05/03/2025 13h31
Por: Redação Fonte: Agência Brasil
Ciclone “raro” passará na costa leste da Austrália

A Austrália se prepara para um raro ciclone tropical na costa leste, que está se aproximando de Brisbane, a terceira cidade mais populosa do país. As autoridades pediram que os moradores dos subúrbios propensos a inundações deixem o local. 

Continua após a publicidade

Nesta quarta-feira (5), os alertas de tempestade se estenderam por mais de 500 quilômetros ao longo da costa dos estados de Queensland e New South Wales, afetando milhões de pessoas.

Continua após a publicidade

Rajadas de vento de até 155 quilômetros por hora (km/h) poderão ocorrer a partir da tarde de amanhã (6), e o ciclone tropical Alfred deverá aterrissar como uma tempestade de categoria dois no início da manhã de sexta-feira perto de Brisbane, capital de Queensland.

Continua após a publicidade

A precipitação total pode chegar a 800 milímetros em algumas regiões, mais do que o total médio de março, e causar inundações repentinas com risco de morte, informou o centro de meteorologia.

“Esse é um evento muito raro para o sudeste de Queensland. Há muitas décadas, essa parte do estado não passa por um ciclone”, disse o primeiro-ministro de Queensland, David Crisafulli, aos repórteres.

Ele pediu aos moradores que obedeçam as ordens de retirada.

“Se você estiver em uma zona de maré de tempestade, ou em uma área onde sabe que há inundações fluviais, você realmente precisa considerar e pensar sobre seu plano de retirada agora”, afirmou Crisafulli.

O primeiro-ministro Anthony Albanese disse que helicópteros de transporte pesado foram enviados e se ofereceu para “disponibilizar todos os recursos necessários” aos governos estaduais.

Muitos moradores deixam suas casas, enquanto as autoridades correm para abrir centros de retirada. Os sacos de areia estão escassos e as prateleiras dos supermercados são esvaziadas à medida que as pessoas estocam itens essenciais.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
Anúncio
Mais lidas
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio