Sexta, 21 de Março de 2025
(63) 9 9208-2005
Brasil Geral

Filha ganha pensão vitalícia após separação da mãe com hanseníase

Caso aconteceu no estado do Rio de Janeiro

10/03/2025 16h30
Por: Redação Fonte: Agência Brasil
Filha ganha pensão vitalícia após separação da mãe com hanseníase

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro determinou que o governo fluminense pague pensão vitalícia à filha de uma paciente que foi interna no Hospital Estadual Tavares de Macedo, ex-colônia de hanseníase, na cidade de Itaboraí, região metropolitana do estado.

Continua após a publicidade

Nascida em 1983, a beneficiária foi retirada do convívio da mãe, infectada pela doença popularmente conhecida como lepra e bastante estigmatizada na época.

Continua após a publicidade

A decisão tem como base uma Lei Estadual de 2022, que obriga o Estado do Rio de Janeiro a reparar as vítimas da segregação parental, decorrente da política sanitária de contenção da doença, vigente até dezembro de 1986.

Continua após a publicidade

O Estado argumentou que a lei seria inconstitucional e sem regulamentação, o que foi negado pela Justiça.

Doença
A hanseníase é causada por uma bactéria que atinge a pele e os nervos periféricos. Sem diagnóstico e tratamento precoces, pode causar deficiências. O tratamento, oferecido gratuitamente pelo SUS, dura de seis a 12 meses.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil ocupa a segunda posição mundial em número de novos casos, especialmente em regiões com maior vulnerabilidade social.

No ano passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um decreto que regulamenta a lei que trata da concessão de pensão especial para pessoas atingidas pela hanseníase, submetidas a isolamento e a internações compulsórias. Também foram contemplados filhos separados dos pais por essas internações forçadas.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.