Sexta, 21 de Março de 2025
(63) 9 9208-2005
Geral Geral

Carteira de Identidade Nacional contabiliza 21,5 milhões de emissões

Documento garante segurança maior ao portador

12/03/2025 10h53 Atualizada há 1 semana
Por: Redação Fonte: Agência Brasil
Carteira de Identidade Nacional contabiliza 21,5 milhões de emissões

A nova Carteira de Identidade Nacional já contabiliza 21,5 milhões de emissões. Desse total, 34%, ou 7,2 milhões, são de crianças e jovens de até 19 anos. Os dados são do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

Continua após a publicidade

O hábito de adotar novas tecnologias e a necessidade de ter o primeiro documento com foto estão entre as razões para que crianças e adolescentes busquem a nova identidade.

Continua após a publicidade

Entre os estados que tiveram as maiores porcentagens de emissões do documento para esse público estão Pernambuco, com 48,09%; Rio de Janeiro, com 46,35%; e Acre, com 42,46%.

Continua após a publicidade

No formato digital, é possível adicionar outros documentos à nova identidade, como as carteiras de Trabalho e de Motorista, Título de Eleitor, tipo sanguíneo, fator RH, além de opção por ser doador de órgãos e condições de saúde, como deficiências física, visual, intelectual e auditiva. A nova identidade também tem padrão nacional e um número único, válido para todo o país.

O documento garante ainda uma segurança maior ao portador, com biometria em todos os dedos das mãos e o QR Code, para realizar a validação da identidade de forma integrada ao Gov.br, dificultando fraudes e possíveis erros.

Até o fim de 2026, a meta do governo federal é fazer 130 milhões de emissões da nova Carteira de Identidade Nacional.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.