Um quati que vivia em cativeiro foi resgatado pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e pela Polícia Civil em Aurora do Tocantins, na região sudeste do estado. O animal silvestre estava preso por uma coleira e era criado como animal de estimação, sem a devida autorização dos órgãos ambientais.
O quati era mantido na zona rural do município por uma idosa de 71 anos. Durante diligências na região, a Polícia Civil encontrou o animal e solicitou apoio do Naturatins para realizar o resgate. “Devido ao estado de estresse e agressividade causado pelo confinamento, o resgate contou com a assistência do Naturatins”, explicou o delegado Lucas de Oliveira Rodrigues.
Após o resgate, o quati foi encaminhado ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) em Palmas, onde receberá os cuidados necessários antes de uma possível reintegração ao habitat natural.
Por ser um crime de menor potencial ofensivo, a idosa foi autuada por crime ambiental e recebeu uma multa. Além disso, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) para que ela responda pelo caso.