Oito araras-vermelhas resgatadas do tráfico de animais silvestres em outubro de 2024, no município de Guararema, SP, tiveram um final feliz. Após passarem seis meses em reabilitação no Centro de Triagem e Recuperação de Animais Silvestres de São Paulo (Cetras-SP), órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil), elas embarcaram na noite de segunda-feira (31) para o Parque das Aves, em Foz do Iguaçu. O transporte foi realizado com apoio do programa Avião Solidário da Latam.
A jornada dessas araras começou de maneira dramática. Elas estavam entre as 163 aves apreendidas pela Polícia Militar Ambiental no centro de Guararema, sendo transportadas de forma precária em caixas de papelão e madeira dentro do porta-malas de um carro. Muitas estavam desnutridas, desidratadas e feridas. Pelo menos 20 já haviam morrido antes do resgate.
No Cetras-SP, as araras receberam tratamento especializado de uma equipe multidisciplinar composta por veterinários, biólogos, tratadores e técnicos. Durante seis meses, foram submetidas a um intenso processo de recuperação, com alimentação adequada, cuidados médicos e adaptação para retornarem ao convívio em bando.
Brasil “Em paz”: influencer do agro postou vídeo minutos antes de ser morta
Brasil Idosa de 104 anos viraliza na internet ao comemorar aniversário dançando forró de Luiz Gonzaga
Brasil Caminhão desgovernado atinge prédio e deixa sete feridos no interior da Bahia
Brasil Homem mata namorada a facadas e envia foto do corpo à ex como ameaça
Aposentadoria Nova Idade Mínima para se Aposentar: Veja as regras de transição e quem pode pedir o benefício
Brasil Mulher usa bilhete para pedir socorro em consulta na Grande BH: ‘Pelo amor de Deus’