Um surfista, com cerca de 45 anos, morreu afogado na tarde do último sábado (5), na praia do Canal 5, em Santos, no litoral sul de São Paulo. A vítima foi encontrada por outros surfistas que estavam no local e notaram uma prancha parada na área de arrebentação.
De acordo com o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), ao se aproximarem, os surfistas encontraram o homem inconsciente e acionaram um salva-vidas. Apesar dos esforços iniciais de socorro, o homem não resistiu.
No mesmo dia, a Marinha do Brasil havia emitido um alerta para ventos fortes e ondas de até 3,5 metros no litoral das regiões Sul e Sudeste. Para a costa de São Paulo, a previsão indicava picos de ondas entre 2,0 e 2,5 metros, tornando a prática de esportes aquáticos ainda mais arriscada.
Segundo os bombeiros, o surfista ainda apresentava pulso fraco ao ser resgatado, mas tinha uma grande quantidade de espuma nas vias aéreas, indício de afogamento grave. Enquanto aguardava a chegada da Unidade de Resgate e Suporte Avançado (USA), a vítima perdeu os sinais vitais.
O salva-vidas tentou realizar manobras de reanimação cardiopulmonar, e o homem chegou a ser levado ao Pronto-Socorro da Zona Leste, mas não resistiu.