Segunda, 28 de Abril de 2025
(63) 9 9208-2005
Brasil Geral

Governo prorroga por 180 dias estado de emergência para gripe aviária

Medida suspende exposições, feiras, torneios e outros eventos.

08/04/2025 11h09
Por: Redação
Governo prorroga por 180 dias estado de emergência para gripe aviária

A preocupação com os casos de influenza aviária de alta patogenicidade de subtipo H5N1, a gripe aviária, aqui no Brasil, levou o Ministério da Agricultura e Pecuária a prorrogar por 180 dias o estado de emergência zoossanitária.

Continua após a publicidade

Com a prorrogação, de forma preventiva, o Ministério da Agricultura poderá adotar medidas de erradicação do foco de forma rápida. Além disso, mobilizar recursos da União,  de outros ministérios, organizações governamentais, tanto federal, como estadual e municipal, e também organizações não governamentais.

Continua após a publicidade

Com a medida, ficam suspensas exposições, feiras, torneios e outros eventos. O estado de emergência foi decretado em maio de 2023, quando foi registrado o primeiro caso de gripe aviária no país, em aves silvestres. Desde então, tem sido prorrogado.

Continua após a publicidade

Já foram registrados 166 focos da doença, sendo 163 em aves silvestres e três em aves de subsistência.

Segundo o Ministério da Agricultura, até o momento não há registro de circulação do vírus na criação comercial. Diante disso, o Brasil continua com status de país livre de influenza aviária perante a Organização Mundial de Saúde Animal, exportando seus produtos para consumo de forma segura. 

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
Anúncio
Mais lidas
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio