Seis pessoas foram presas e 12 galos foram resgatados no último domingo (30), após a Polícia Militar do Piauí (PMPI) desarticular um ponto de rinha de galo no município de Luís Correia, localizado a cerca de 340 km de Teresina. A ação ocorreu após uma denúncia anônima que alertou as autoridades sobre a prática ilegal.
De acordo com o tenente-coronel Etevaldo Alves, comandante do 31º Batalhão da Polícia Militar (31º BPM), os policiais flagraram os suspeitos no fundo de uma residência, onde toda a estrutura da rinha já estava montada.
“Quando a gente chegou, os seis indivíduos estavam no fundo da casa, inclusive o dono da residência. Lá encontramos muitas gaiolas, o ringue montado e muitos animais feridos gravemente”, afirmou o oficial.
Continua após a publicidade
Os galos resgatados apresentavam sinais de maus-tratos, ferimentos graves e condições precárias de alojamento. Eles foram apreendidos e levados para avaliação veterinária, e posteriormente devem ser encaminhados a instituições de proteção animal.
Os seis envolvidos foram conduzidos à Central de Flagrantes de Parnaíba, onde foram autuados pelos crimes de maus-tratos e crime ambiental. As penas para esse tipo de infração variam de multa a detenção.