Segunda, 28 de Abril de 2025
(63) 9 9208-2005
Geral Geral

Avião cai com drogas em terra indígena após interceptação da FAB

14/04/2025 18h18
Por: Redação
Avião cai com drogas em terra indígena após interceptação da FAB

Uma aeronave bimotor vinda do Peru foi interceptada pela Força Aérea Brasileira (FAB) na manhã deste domingo (13), após ingressar sem autorização no espaço aéreo nacional. A operação resultou na prisão de dois bolivianos e na apreensão de entorpecentes na região da fronteira entre os estados de Mato Grosso e Pará.

Continua após a publicidade

O crime foi descoberto por caças A-29 Super Tucano da FAB, em uma ação coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), com apoio da Polícia Federal (PF) e do Grupo Especial de Fronteira (GEFRON), ligado à Polícia Militar do Estado de Mato Grosso.

Continua após a publicidade

O bimotor, modelo Seneca e de prefixo PT-RBC, foi detectado por volta das 9h pelos radares do Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV), após cruzar a fronteira com o Peru em direção ao território brasileiro.

Continua após a publicidade

Seguindo os protocolos de policiamento do espaço aéreo, os pilotos da FAB realizaram manobras de reconhecimento à distância e interrogação da aeronave.

Diante da ausência de resposta e da insistência no comportamento irregular, foi ordenada a mudança de rota. O avião desceu e acabou colidindo com o solo em uma área remota próxima ao rio São Manoel, na divisa entre os estados de Mato Grosso e Pará.

Logo após a queda, um helicóptero H-60 Black Hawk da FAB foi enviado para transportar agentes da Polícia Federal até o local, onde foram realizadas as chamadas Medidas de Controle no Solo (MCS).

Além das prisões, diversos pacotes com substância semelhante à maconha foram encontrados nas proximidades da aeronave.

O flagrante ocorreu nas imediações da Aldeia Ariramba, em uma área de difícil acesso.

Os suspeitos e o material apreendido foram levados para a cidade de Alta Floresta (MT), onde permanecem sob custódia das autoridades.

A operação integra a Operação Ostium, parte do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), voltado ao combate de atividades ilícitas nas regiões fronteiriças do país.

O programa reúne esforços da FAB e de órgãos de segurança pública para garantir a integridade do espaço aéreo brasileiro e combater o tráfico transnacional de drogas e armas.

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
Anúncio
Mais lidas
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio