Muitas pessoas já se depararam com notas rasgadas, manchadas ou até coladas com fita adesiva e se perguntaram: ainda é possível usá-las? De acordo com as regras do Banco Central do Brasil (BC) , existem critérios específicos para que uma nota danificada continue válida ou precisa ser trocada.
O Banco Central considera que uma cédula continua válida para circulação quando apresenta danos pequenos , como:
Caso o comerciante ou banco recuse uma nota, o cidadão pode levá-la a uma agência do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou de outros bancos autorizados para solicitar uma troca.
As cédulas deverão ser trocadas em bancos quando apresentarem danos mais severos , como:
Sim, mas para isso, é necessário que a nota tenha pelo menos 50% de sua estrutura original e apresente elementos de segurança visíveis . Se a cédula estiver muito danificada, ela poderá ser enviada ao Banco Central para análise antes da substituição.
Para trocar uma nota danificada, o cidadão deve ir até um banco autorizado com o dinheiro comprometido. Se a cédula não puder ser paga na hora, poderá ser enviada ao Banco Central para avaliação. Caso seja aprovado, o cliente recebe uma nota nova.
Fique atento às condições da sua cédula e, se necessário, procure um banco autorizado para garantir que seu dinheiro ainda possa ser usado.