O vídeo publicitário Sinais, da Campanha 18M, de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, foi premiado no Festival Internacional El Ojo de IberoAmérica 2023. O material foi divulgado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e outros órgãos do governo federal, em parceria com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom-PR), para estimular a população a denunciar os casos de abuso por meio do Disque 100 da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos.
Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2022 mostram que 82,5% dos estupros de vulneráveis (pessoas menores de 14 anos) são cometidos por agressores conhecidos das vítimas e que 76,5% dos crimes acontecem dentro dos lares. A produção retratou essa realidade. O conteúdo mostrou também que quem sofre esses abusos não fala sobre o que está passando. Principalmente pela pouca idade, são vítimas que não conseguem reagir, se proteger ou denunciar para as autoridades. No entanto, as vítimas denunciam com sinais.
É essa sinalização que o vídeo publicitário mostra: a identificação de sinais, por meio de desenhos, junto com mudanças de comportamentos, são alguns dos principais indícios para mapear abusos sexuais de crianças. Com base nesses indícios, a campanha buscou reforçar a importância da detecção dos abusos e do encaminhamento das denúncias pelo Disque 100.