Policiais civis da 51ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Benjamin Constant (a 1.121 quilômetros de Manaus) e da Delegacia Especializada de Polícia (DEP) de Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus), em ação integrada com a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e a Secretaria Municipal de Segurança, cumpriram, nesta quinta-feira (03/04), mandado de prisão preventiva contra um indígena, de 34 anos, por estupro de vulnerável contra a própria sobrinha, uma menina indígena de 12 anos.
O crime resultou em uma gravidez e na morte neonatal precoce do recém-nascido. A prisão aconteceu na comunidade Bom Jesus, naquele município.
De acordo com o delegado Yuri Luiz Oliveski, da 51ª DIP, a equipe de investigação tomou conhecimento do caso por meio de uma denúncia do Conselho Tutelar, informando que a menina indígena de origem peruana era abusada desde os 9 anos pelo tio. A família da vítima protegia o agressor, impedindo que ela prestasse depoimento.
“A menina sofreu abusos durante três anos, resultando em uma gravidez indesejada; o autor queria que a vítima se tornasse sua esposa. Quando nossa equipe foi acionada, a vítima já estava em trabalho de parto”, informou o delegado.
Segundo Oliveski, a vítima precisou ser transferida para o Hospital de Tabatinga devido ao risco gestacional. Ela chegou a dar à luz, mas o recém-nascido não sobreviveu. Após todos os procedimentos na unidade hospitalar, a menina retornou à comunidade Bom Jesus, em Benjamin Constant.
“A vítima compareceu à delegacia acompanhada por conselheiros tutelares e, em escuta especializada, confirmou os abusos sofridos. Com base nas provas coletadas, iniciamos as diligências e realizamos a prisão do autor”, disse o delegado.
A equipe policial reforça seu compromisso com a proteção de crianças e adolescentes, especialmente em comunidades indígenas vulneráveis, e alerta para a importância da denúncia em casos de violência sexual.
Operação PF PF investiga desvios na compra de livros escolares no Maranhão
Geral Passaporte brasileiro obtém nota máxima em auditoria da ICAO
Polícia cívil Mulher espanca cadela com pedaço de pau e é flagrada em operação policial
Polícia Jovem é morto a facadas na frente da mãe em praça; suspeito está foragido
Geral Pastor é preso por aliciamento de adolescentes
Polícia cívil Polícia Civil localiza 25 cabeças de gado furtados 




